Resenha - Rock In Rio - Iron Maiden
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de fevereiro de 2005
Chega-se a um ponto onde é impossível separar a paixão da razão. Explico: a maior e mais influente banda da história do heavy metal volta com a sua formação clássica, resolve que vai ter três guitarristas, lança um ótimo disco de estúdio, roda o mundo e fecha com chave de ouro a tour no maior festival do planeta.
"Rock In Rio" retrata com fidelidade o show realizado dia 19 de janeiro de 2001 na capital carioca. Apesar das já amplamente discutidas colagens promovidas por Steve Harris, o resultado final é simplesmente matador. O disco é fantástico. A sonoridade está demais, com as guitarras bem na cara e a bateria de Nicko McBrain em destaque.
Ouvindo o CD, vemos que Bruce Dickinson deu muito mais vida as músicas da era Blaze ("Clansman" e "Sign Of The Cross", essa última uma das melhores do show), além de renovar e dar ainda mais fôlego e empolgação a clássicos indiscutíveis como "Hallowed Be Thy Name", "Run To The Hills", "Fear Of The Dark" e "Evil That Men Do". As novas canções, como "Wicker Man", "Ghost Of The Navigator", "Blood Brothers" (espetacular!) e "Dream Of Mirrors" também não fazem feio, podendo desde já figurarem na vasta coleção de clássicos da banda.
Analisando o set list, sente-se que certas músicas estão meio esgotadas e merecem um descanso, e isso fica claríssimo em "Two Minutes To Midnight" e "Sanctuary", além de que algumas músicas novas não funcionarem muito bem ao vivo, como "The Mercenary" com seu refrão extremamente repetitivo. Para a próxima tour eles poderiam excluir essas músicas e incluir algo como "Aces High", "Powerslave" e "Phantom Of The Opera".
Sem dúvida alguma, o melhor ao vivo do Iron Maiden desde o inigualável "Live After Death". Longa vida à donzela de ferro!
Outras resenhas de Rock In Rio - Iron Maiden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Inscrições do ENEM abertas: quanto você tiraria na prova sobre rock?
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
"Sem ele eu estaria na m...", Tarja Turunen fala sobre relação com o marido
O álbum que John Lennon se arrependeu de lançar com Yoko Ono; "Quase arruinou tudo"
John Lennon e a canção dos Beatles que teria sido o começo do Heavy Metal
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
Motorhead: as 10 melhores, segundo a Loudwire



O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Antes do "Reign in Blood" o Slayer já disse ser mais pesado que o Iron Maiden
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber



