Avantasia: convidados e composições mais livres
Resenha - Lost In Space Part 2 - Avantasia
Por Maurício Dehò
Postado em 23 de julho de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de lançar o primeiro aperitivo para "The Scarecrow", com o EP "Lost In Space Part I", que trouxe um bom material, mas não mostrou a cara do play em questão, mais um gostinho foi dado aos fãs. A segunda parte de "Lost In Space" veio no mesmo formato: seis faixas com convidados, composições e covers mais livres por parte do vocalista alemão Tobias Sammet e com poucas remissões ao clima de ópera do projeto.
Não entrarei novamente na polêmica da faixa que dá nome ao EP, que tem uma levada excessivamente comercial, pulando à segunda, "Promised Land", claramente o maior destaque deste lançamento. Tanto que ela fez parte do set list do show do Avantasia em São Paulo. Com uma pegada mais Hard, fator que foi a tônica do retorno do projeto, a faixa traz uma mistura de vocais de cair o queixo. Além de Sammet, os convidados são Jorn Lande, um dos maiores nomes da atualidade atrás do microfone, e o saudoso Michael Kiske. Vale uma salva de palmas a Tobias por ser um dos únicos a convencer o ex-Helloween a cantar no estilo que o consagrou, a exemplo do que já havia ocorrido nas duas primeiras partes da "The Metal Opera".
"Promised Land", que gruda na primeira ouvida, com um refrão certeiro, é uma das poucas presentes nos dois EPs que realmente poderia estar em "The Scarecrow", por ser bem na linha do Metal Melódico, com as citadas referências ao Hard Rock. Sascha Paeth, produtor-guitarrista do Avantasia 2008 também faz um ótimo trabalho, complementado pelos solos de Henjo Richter (Gamma Ray) e o sempre talentoso baterista Eric Singer (Kiss, Alice Cooper).
A terceira canção é "Dancing With Tears In My Eyes", do Ultravox, banda britânica de new wave, do início dos anos 80. O curioso é que enquanto o primeiro EP e o início do segundo são muito "pra cima", o astral dá uma caída nesta versão, uma música até bonita, mas dramática, como sugere o seu título. Já "Scary Eyes" vai por um lado mais misterioso e tem um refrão que é cara do Iron Maiden do século XXI. Deve agradar.
O drama volta em "In My Defense", cover de Freddie Mercury. Levada no piano e com climas de teclado bem épicos, ela rende uma homenagem mais que merecida ao falecido vocalista do Queen. Tobias aproveita para seguir mostrando seus dotes vocais, sempre variando suas facetas e provando ter competência.
Para fechar, uma versão diferente de "Lost In Space", desta vez gravada ao vivo no estúdio de Sascha Paeth, o Gate Studios. A versão, em formato acústico, é bem interessante, principalmente por ser menos "afetada" que a original, além de ter uma participação destacada de Amanda Somerville. Completa o pacote os bônus para computador, com fotos, wallpapers e um making of bem legal do álbum.
Bem, como foi dito na resenha da primeira parte, Tobias Sammet aproveitou os dois EPs para fazer o que bem entendesse antes de lançar "The Scarecrow" . Com liberdade, criou, arriscou, homenageou e ainda deu um pequeno (bem pequeno mesmo) aperitivo do que os fãs teriam na terceira parte de sua Ópera Metal. EP por EP, o primeiro é melhor, ligeiramente. Mas o que interessa mesmo veio um pouco depois, com o tão aguardado "The Scarecrow"...
Formação:
Tobias Sammet – voz e baixo
Sascha Paeth – guitarra
Eric Singer – bateria
Track List:
1. "Lost In Space"
2. "Promised Land"
3. "Dancing With Tears In My Eyes" (Ultravox cover)
4. "Scary Eyes"
5. "In My Defense" (Freddie Mercury cover)
6. "Lost In Space" (ao vivo - Gate Studios)
Lançamento nacional
Laser Company / Nuclear Blast / Rock Brigade Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A canção de Renato Russo que dialoga com Racionais MC's para dar voz a um jovem da periferia



Duas partes do "The Metal Opera", do Avantasia, ganham relançamento em vinil



